quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Luz - Conceito e prática - parte 02

Bom pessoal , aqui esta a continuação do primeiro tópoco postado anteriormente sobre iluminação ,espero que tenham compriendido bem , a teoria e a prática qualquer duvida vide meu email ( paulo.max@hotmail.com ) , mandem tambem sugenstões e criticas .



Tipos de objetos - Ou materiais como poderiamos chamalos em softwares de renderização 3d.



Cada objo exestente no nosso mundo ( real ) comporta-se de maneira diferente , isso reflete em sua superficie (regular ou irregular) a principo temos



Objetos (materiais) Transparentes - São aqueles que permitem quase que totalmente a passagem da luz de maneira regular ou seja livre possibiltando a perfeita visualização das imagens do lado oposto ao observado. São eles agua (com uma profundidade rasa) , vidro (tipos de superficie regular ou seja lisa) , plasticos e muitos outros com tais caracteristicas.



Objetos (materiais) Opacos - São aqueles que não permitem a passagem da luz de modo algum , este tipo é facil de comprender , são : paredes , madeira , ferro e outros que se assemelham a tais caracteristicas.



Objetos (materiais) translúcidos -Os que permitem passagen da luz mas não de maneira regular de modo com que só seja possivel observar o objeto , na face oposta a luz a suas formas (contornos) como velas , papel vegetal e a pele humana.



A objetos ou materiais que podem ser transparentes , opacos e translicidos , pois exestem espécies de vidros com superfície irregular , porem transparente , isto é ,um objeto translucido.



Fenômenos da luz em relação ao objeto



Reflexão - o raio luminoso inside no objeto e é totalmente refletido , onde o angul de incidência é igual ao angulo de reflexão , , podemos ter diferentes tipos de reflexão : Difusa onde não a reflexaão ou não é nitida , em paredes caidas por exemplo ; Reflexão recular (specular) aquela que produz brilho e nitidez , podemos observala em espelhos em geral.



Refração - Quando um objeto é transparente e pussui grande espessura é nitido o efeito de refração , isso acontece devido , atragetória ritilinea do feixa de luz que inside nos objetos , sabemos que se uma cor branca inside eum uma goticula d'agua assim que os fotóns se chocarem , com a superfície , ele refratara , passara por um meio material , ou simplismente a luz atravessara a gota d'agua , mas devemos analizar que , quando esse fenomeno acontece em devidos objetos a luz se decompõe nas sete cores básicas do arcoíris , isso reduz a velocidade do feixa de luz .Cada cor possuirá a sua frequência , a logo sua velocidade , isso causará o belo efeito do arco irís.A refração tambem pode ser regular com a superficie das aguas de um lago , ou difusa como a janela de um vidro fosco.



Absorção - acontece regularmente em objetos de cor negra , se a cor branca reflete todas as cores , a cor preta absorve todas elas u raio ficará impossibilitado de refletir , ou refletirá em pequenas quantidades.



Difração - é causada pela difração , pois quando a luz , utrapassa por um orifício ou contorna um objeto que com a dimensão de mesma ordem de grandeza , ocorre o desvio da tragetória da onda dividindo a luz em 7 cores básicas .Ocorrendo em uma superfície reflectiva ou transparente.

Para entender melho devemos imaginar um objeto com uma trama (textura) irregular minuscula , um CD por exemplo que é constitúido por milhares de micro espelhos para armazenar dados , isso desviara a onda.Ou até mesmo quando olhamos a lua atrás das nuvens vemos a faixa raios coloridos . Podemos dividir a difração em dois tipos .



Difração Fraunhofer - E aquela onde a onda difratá a superficie será plana

Difração Fresnel - Ela refrata como se , provocasse um desenho espiral , e a superfície onde ela se desloca não é plana.

Nenhum comentário: