quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Iluminação & Renderização

Ola pessoal , vamos logo ao que interreça nesse primeiro tutorial eu falarei de renderização em 3ds max a principio , mas antes fareis algumas introduções ao assunto.O assunto a seguir não foi abordado nos outros tutoriais...

1-A temperatura de cor

Temperatira de luz , e o relacionamento da cor da luz e a temperatura do corpo irradiado pela mesma .Com base ness conhecimentos podemos , tratar a luz de um abiente com mais fidelidade a realidade de uma cena ( é claro ultilizando luzes panorâmicas). Como exemplo podemos ter objetos que em determinadas temperatura são capazes de emitir luz como o ferro fundido e o carvão em brasa.Um monitor do computador que precisa aquecer o fósforo contido no própio ou até mesmo lampadas fouforecentes.
Logo podemos entender que a temperatura da cor é medida em kelvim :
vide a lista:
Fonte de luz Artificial em kelvim.
  • Luz da vela : 1800 K

  • Lâmpada doméstica : 2900K

  • Lâmpada fotográfica incandêscente :3200 K

  • Lâmpada de tungstênio halógenea: 3200 K
  • Photoflood:3400 K

  • Lampada 3200° com 1/8 filtro azul :3400 K

  • Lampada 3200° com 1/4 filtro azul :3600 K

  • Lampada 3200° com 1/2 filtro azul :4100 K

  • Lampada 3200° com com filtro azul :5550 K

  • Luz Flourecênte (luz do dia):6500K

Luz Natual em Kelvim

  • Amanhecer e por do sol : 2000k
  • Uma hora após o amanhecer :3500K

  • De manhã cedo e entardecer : 4500K

  • Luz do sol ao meio dia: 5500K

  • Luz do sol céu azul/branco:6500K

  • Verão e sombra :7000K

Conhecendo os parametros de renderização:











Um comentário:

Michel Carlos disse...

Cara, muito bom seu blog! não pare nunca.